PDA

View Full Version : 3 Homens Portugueses: 23andMe

Hyoga7
07-29-2019, 09:44 AM
Resultados 23andMe de 3 Homens Portugueses:

32057

Ruderico
07-29-2019, 10:33 AM
Já agora, isso é antes ou depois da Beta? Era de esperar teres muito Ibérico, especialmente com os resultados de teus familiares

Hyoga7
07-29-2019, 11:02 AM
Já agora, isso é antes ou depois da Beta? Era de esperar teres muito Ibérico, especialmente com os resultados de teus familiares

Sem BETA. Li algumas opiniões e as pessoas não estavam muito satisfeitas.

Tinha várias curiosidades:
- os haplogrupos dos 4 avós. Aparentemente o Y-DNA é Celta: Atlantic Celtic branch (L21) e Gallo-Iberian branch (DF27).
- ver +- o que herdei do lado paterno e do lado materno.

Ruderico
07-29-2019, 11:14 AM
Sem BETA. Li algumas opiniões e as pessoas não estavam muito satisfeitas.

Pois não, geralmente a percentagem que realmente interessa (no nosso caso Spanish&Portuguese) baixa, e aumentam as componentes pequenas mais o Unassiged. No meu caso o S&P até subiu uns trocos, mas o Unassigned disparou mais de 1%. A única coisa que baixou um bocado foram os Broadly. No caso da minha namorada o S&P baixou 10%(!)

Infelizmente, a menos que mudem alguma coisa, o que não me parece provável, a BETA vai mesmo avante. O que eu queria saber é se algum de vocês também está com mais de 1% de Unassigned

Hyoga7
08-06-2019, 08:50 AM
Pois não, geralmente a percentagem que realmente interessa (no nosso caso Spanish&Portuguese) baixa, e aumentam as componentes pequenas mais o Unassiged. No meu caso o S&P até subiu uns trocos, mas o Unassigned disparou mais de 1%. A única coisa que baixou um bocado foram os Broadly. No caso da minha namorada o S&P baixou 10%(!)

Infelizmente, a menos que mudem alguma coisa, o que não me parece provável, a BETA vai mesmo avante. O que eu queria saber é se algum de vocês também está com mais de 1% de Unassigned

Eu era 90,5% spanish & Portuguese;
Agora com a Beta passei a 80,5% spanish & Portuguese, uma redução de 10%!
Unassigned era 0%, agora passou a 0,6%.

Podia estar mais satisfeito, mas não era a mesma coisa. Vou continuar sem Beta, até ser obrigatório mudar.

Ruderico
08-06-2019, 09:00 AM
Credo, que bela porcaria de mudança, 80% com familiares também testados não é grande coisa, não. A minha namorada caiu para uns 73%, se não me engano. Estou a ver que o meu 85% unphased é muito alto.

O que me chateia mais é que agora até tens malta do norte de África que tem 95% 'North African', apesar deles terem muita diversidade genética, enquanto que nós estamos aqui nós 70/80 (Itália ainda é pior). Parece que estão mais preocupados em providenciar bons resultados para não-europeus, talvez para serem mais inclusivos? Ou então aconteceu muita mistura Europeia aqui durante a Idade Média, o que não me parece ser o caso, olhando para um estudo velhinho de IBD

https://journals.plos.org/plosbiology/article/figure/image?size=medium&id=info:doi/10.1371/journal.pbio.1001555.g005

Hyoga7
08-06-2019, 12:20 PM
Sim, parece que as componentes nativas da Europa estão a desvanecer-se. Outros Europeus não-Ibéricos disseram o mesmo.

Essa dos Magrebinos terem 95% North African também parece algo surreal tendo em conta as migrações históricas: desde os Vândalos, à expulsão de centenas de milhares de Judeus e Mouriscos da Ibéria até à captura de Europeus do Sul pelos Piratas da Berbéria.

A ser verdade, talvez confirme que as Invasões Árabes da Ibéria foram mais uma questão de elites e que os soldados que invadiram a Ibéria eram maioritariamente magrebinos.

Quanto a possíveis motivações político-ideológicas dos estudos genéticos, o discurso mais aceite pelas elites políticas e económicas é o da diversidade, multiculturalismo, pró-imigração...
Portanto...não é de descurar um maior ênfase na tónica da heterogeneidade não-Europeia.

Ignis90
08-07-2019, 05:07 PM
I don't agree with your statement about North Africans being very "diverse". It's been quite clear for years that for such an extensive territory - comparable to much of Western Europe - Maghrebi/Berber populations are surprisingly not that diverse.

The new Beta Ancestry Composition is very much in line with gedmatch and more importantly with Global 25, which is a great change from the ridiculous 30 to 50% European most Maghrebis got on the V5 of 23andme.
Now the results make much more sense, with Southern Moroccans scoring little to no European and with some northern Moroccans scoring no to 10% European, with only some city dwellers (Tangiers, Fes) who can score more .

Ruderico
08-07-2019, 05:13 PM
You just need to look at a PCA plot to see Maghrebi cluster is pretty wide when compared to the Iberian one, that is a strong hint of heterogenity and regional structure. Iberians are naturally more homogenous, as expected, but we're getting worse ancestry compositions on 23andme. I'm glad things are going your way, but you can't expect us to be happy.

Ignis90
08-07-2019, 05:34 PM
Of course Iberians are expected to be more homogenous than North Africans since the Iberian peninsula is quite small compared to North Africa.

I personally don't care about 23andme's results or "things going my way", I am just glad the company is finally focusing on other populations than Europeans and stop giving insanely stupid results to North Africans, especially since most customers don't know anything about population genetics and often take their results literally.

Ruderico
08-08-2019, 08:45 AM
Sure maybe you "don't care about 23andme's results", and that's fine, but this topic is about that. It's also in the Portuguese section, being discussed by Portuguese individuals, from a Portuguese prespetive, so whatever diversity you guys have when compared to others isn't relevant for us. We're just annoyed were getting the short end of the stick with the new update, with some people having their S&P below 70% with a drop of 10%, besides having our Unassigned increased.

Ruderico
08-15-2019, 06:45 PM
Houve um update nos resultados da BETA no 23andme.

O pouco de Italian e Balkan que eu tinha a bem dizer desapareceu, sobrou só 0.1% Italian. O meu Spanish & Portuguese subiu ligeiramente para quase 86%, e o meu NW European disparou de 3 e tal para 7 e trocos, a maior parte French & German. Também ganhei 0.4% Eastern European :noidea:
Quando ao trace, o pouco SSA desapareceu, passou para 0.3% North African e 0.1% Broadly West Asian. Continuo com 0.1% Broadly East Asian dividido em 2 segmentos. O Unassigned também melhorou, passou de 1.3 para 0.7%.

Edit: É mais fácil assim

https://i.postimg.cc/FRsXnSMR/23andme.png

Endovelicus
08-15-2019, 07:37 PM
Por enquanto não houve nenhum update nos meus resultados da BETA.

Ruderico
08-15-2019, 08:07 PM
Por enquanto não houve nenhum update nos meus resultados da BETA.

Os meus foram actualizados ontem

Hyoga7
08-17-2019, 04:58 PM
Eu estou com uma ligeira-média resistência a deixar-me convencer por estas actualizações BETA. Também porque significa guardar mais um ficheiro de composição étnica - fiz asneira e nunca guardei o 1.º resultado que tive da 23andMe...
E agora com o meu pai + tio materno significa mais trabalho de arquivo.

Ruderico
08-18-2019, 12:08 AM
Eu pessoalmente não tenho razão de queixa, mas olho para os resultados da minha senhora e a coisa muda de figura. Por outro lado eu também pareço sempre hiper-ibérico, portanto se calhar faz sentido eu ter mais uns 12% de Spanish & Portuguese que ela (ambos sem familiares testados)