Page 2 of 13 FirstFirst 123412 ... LastLast
Results 11 to 20 of 125

Thread: Conversa de café

Registered Users
    Sex
    Ethnicity
    Portuguese
    Y-DNA
    R1b U152
    mtDNA
    T2b

Portugal
    Quote Originally Posted by Lusitano View Post
    Mas para fazer o BigY posso começar primeiro pelos 32 markers e ir subindo ou tenho de comprar logo o pacote completo? É que fica um pouco dispendioso.

O Yseq também tem uma superclade de L21 por cem dólares.
    Testes de Y-DNA podem ser através de STRs ou SNPs, sendo o BigY de SNPs. Que eu saiba, o teste BigY só está disponível como upgrade, isto é, só se pode fazer depois de comprares, pelo menos, o teste Y37. Portanto para começar, o Y37 é uma boa opção.

Este blog tem o teste BigY bem explicado:

https://dna-explained.com/2017/11/17...he-big-y-test/

Registered Users
    Sex
    Ethnicity
    Portuguese
    Y-DNA
    R1b U152
    mtDNA
    T2b

Portugal
    Quote Originally Posted by Ruderico View Post
    Muito Italo-Celta. Segundo o eupedia esse é mais comum no Sul do rectângulo. A tua família paterna é de onde?

E bem-vindo ao forum Lusitano, é bom ter mais um português por aqui
    Os mapas da Eupedia não são fiáveis, mas sim, U152 não é nem de longe tão comum como a mutação DF27 é na peninsula ibérica, embora seja relativamente comum na parte ocidental da peninsula, isto é, Galiza, Portugal, Asturias (gira em torno dos 6% das linhagens).

O meu pai é de Castelo Branco. A minha subclade depois de L20 é bastante rara. O homem que me acompanhou no yseq já pensava que não ia ser positivo para nenhuma das subclades conhecidas até agora, mas acabei por ter resultado positivo na última que eles testaram (e ainda bem , senão eram 100 euros gastos para nada). Na Bigtree da subclade L20, se conseguisse lá por a minha raw data, ficava num grupo só com 3 pessoas, com sobrenomes ingleses, mas que não têm bandeira ao lado do nome deles, portanto não sei exactamente de onde são (podem ser Americanos...). Há dois Portugueses na subclade L20, mas não fazem parte do meu grupo (estão os dois no grupo CTS9733, que é o mais comum dentro do L20).

3. The Following 2 Users Say Thank You to Underworld For This Useful Post:

RCO (03-13-2018),  Ruderico (03-12-2018)

Registered Users
    Sex
    Ethnicity
    Portuguese
    Nationality
    Portuguese
    Y-DNA
    R1b L21*
    mtDNA
    H15

Portugal 1143 Portugal 1485 Portugal Order of Christ Portugal
    Quote Originally Posted by Underworld View Post
    Testes de Y-DNA podem ser através de STRs ou SNPs, sendo o BigY de SNPs. Que eu saiba, o teste BigY só está disponível como upgrade, isto é, só se pode fazer depois de comprares, pelo menos, o teste Y37. Portanto para começar, o Y37 é uma boa opção.

Este blog tem o teste BigY bem explicado

Entendido. Ainda assim são $169 mais portes. Vou ter de aguardar por uma promoção.

Com 37 markers é provável que ainda não obtenha grandes resposta, uma vez que o meu haplogrupo R1b-L21 é bastante comum e quase de certeza vai ter dezenas de matches.

Registered Users
    Sex
    Ethnicity
    Portuguese
    Nationality
    Portuguese
    Y-DNA
    R1b L21*
    mtDNA
    H15

E bem-vindo ao forum Lusitano, é bom ter mais um português por aqui
    Muito obrigado.

Já testaste o teu haplogrupo ou fizeste algum teste de ADN também?

Registered Users
    Sex
    Ethnicity
    Portuguese
    Y-DNA
    R1b U152
    mtDNA
    T2b

Portugal
    Entendido. Ainda assim são $169 mais portes. Vou ter de aguardar por uma promoção.

Com 37 markers é provável que ainda não obtenha grandes resposta, uma vez que o meu haplogrupo R1b-L21 é bastante comum e quase de certeza vai ter dezenas de matches.
    Fazes bem. Y-DNA é mais curiosidade que outra coisa.

O teu L21 deve ser velho na peninsula Ibérica. Qual é a subclade que o 23andMe te deu depois de L21?

Registered Users
    Sex
    Ethnicity
    Portuguese
    Nationality
    Portuguese
    Y-DNA
    R1b L21*
    mtDNA
    H15

Quote Originally Posted by Underworld View Post
    Fazes bem. Y-DNA é mais curiosidade que outra coisa.

O teu L21 deve ser velho na peninsula Ibérica. Qual é a subclade que o 23andMe te deu depois de L21?
    Inicialmente deu-me R1B1B2A1A2F*. Depois do update passou para R-L21.

8. The Following User Says Thank You to Lusitano For This Useful Post:

RCO (03-13-2018)

Registered Users
    Sex
    Ethnicity
    Portuguese
    Nationality
    Portuguese
    Y-DNA
    R1b L21*
    mtDNA
    H15

O que acharam no novo estudo publicado ontem?

Patterns of genetic differentiation and the footprints of historical migrations in the Iberian Peninsula

https://www.biorxiv.org/content/bior...50191.full.pdf

10. The Following 2 Users Say Thank You to Lusitano For This Useful Post:

RCO (03-13-2018),  Underworld (03-13-2018)

Registered Users
    Sex
    Ethnicity
    Portuguese
    Nationality
    Portuguese
    Y-DNA
    R1b L21*
    mtDNA
    H15

12. The Following User Says Thank You to Lusitano For This Useful Post:

Underworld (03-13-2018)

Registered Users
    Sex
    Ethnicity
    Western Meseta Iberian
    Nationality
    Portuguese
    Y-DNA
    E-Y31991 > PF4428
    mtDNA
    H20

Portugal 1143 Portugal 1485 Portugal Order of Christ
    Muito obrigado.

Já testaste o teu haplogrupo ou fizeste algum teste de ADN também?
    Nunca fiz nada, tenho alguma resistência a pagar tanto dinheiro para algo que não me vai dizer nada de especial. Se os Portugueses fossem muito heterogéneos, ou se eu tivesse antepassados estrangeiros, até pagava de bom grado, mas tanto quanto sei todos os meus antepassados até finais/meados de 1800s são todos da mesma zona e com nomes de família nada suis generis como Rodrigues, Marques, Bento ou Vasconcelos. Não vou ser diferente de qualquer outro Zé.

O haplogrupo pode sempre ser mais interessante, mas diz muito pouco ou nada sobre os teus antepassados. Quer sejas R1B-DF27 ou E-M81 não deixas de ser tão português quanto o tipo que está na mesa ali à minha frente.

Quanto a Portugueses e Galegos serem virtualmente iguais, nada de novo. Já de há uns anos para cá que deu para ver que as diferenças na península são de Este para Oeste, mais do que Norte para Sul (as línguas são o proxy mais óbvio para isto). Provavelmente é uma consequência de homogeneização durante a reconquista, em que a malta do Norte foi para Sul dentro de cada reino até que todos se tornaram relativamente iguais, e possivelmente explica porque os Espanhóis têm maior afinidade aos Bascos do que nós
    Last edited by Ruderico; 03-13-2018 at 05:05 PM.

14. The Following 3 Users Say Thank You to Ruderico For This Useful Post:

emc (03-13-2018),  Lusitano (03-13-2018),  Underworld (03-14-2018)

Registered Users
    Sex
    Ethnicity
    Portuguese
    Nationality
    Portuguese
    Y-DNA
    R1b L21*
    mtDNA
    H15

Nunca fiz nada, tenho alguma resistência a pagar tanto dinheiro para algo que não me vai dizer nada de especial. Se os Portugueses fossem muito heterogéneos, ou se eu tivesse antepassados estrangeiros, até pagava de bom grado, mas tanto quanto sei todos os meus antepassados até finais/meados de 1800s são todos da mesma zona e com nomes de família nada suis generis como Rodrigues, Marques, Bento ou Vasconcelos. Não vou ser diferente de qualquer outro Zé.

O haplogrupo pode sempre ser mais interessante, mas diz muito pouco ou nada sobre os teus antepassados. Quer sejas R1B-DF27 ou E-M81 não deixas de ser tão português quanto o tipo que está na mesa ali à minha frente.

Quanto a Portugueses e Galegos serem virtualmente iguais, nada de novo. Já de há uns anos para cá que deu para ver que as diferenças na península são de Este para Oeste, mais do que Norte para Sul
    Felizmente no ano passado houve um grande boom no que toca a testes de ADN. Por serem cada vez mais dessiminados e sendo um mercado com potêncial tem surgido várias empresas concorrentes, que subsequentemente levam a uma descida generalizada de preços.

Posso-te dizer que no final de 2016 paguei cerca de 200€ (já com portes) pelo meu kit e actualmente pagaria apenas 115€ (já com portes também) pelo mesmo kit. Estando atento às promoções que fazem anualmente (Páscoa, Natal, Black Friday, etc) é possível fazer um teste hoje em dia por bem menos que isso.

É verdade que os Portugueses não diferem muito genéticamente uns dos outros no que toca à sua ancestralidade (no 23andMe é quase sempre maioritariamente Ibérico, seguido por Europeu do Noroeste e alguma ancestralidade da península Itálica) mas é interessante ver as diferenças percentuais de região para região ou mesmo de indivíduo para indivíduo. Eu por exemplo sou apenas 51% Ibérico no 23andMe mas tenho um primo afastado da mesma vila que eu que obteve 88% Ibérico.

16. The Following User Says Thank You to Lusitano For This Useful Post:

Ruderico (03-13-2018)

Page 2 of 13 FirstFirst 123412 ... LastLast