Page 17 of 18 FirstFirst ... 715161718 LastLast
Results 161 to 170 of 173

Thread: Conversa de café

Moderator
    Sex
    Ethnicity
    Romanised Paesuri
    Nationality
    Portuguese
    Y-DNA
    E-Y168273
    mtDNA
    H20 (H20c?)

Asturias Portugal 1143 Portugal 1485 Portugal Order of Christ
    Finalmente! Vai avisando quando cuspires para o copo e quando a nhaca chegar lá aos labs
    YDNA - E-Y31991>PF4428>E-Y134097>E-Y168273 (probably Scythian-Sarmatian). Domingos Rodrigues, b. circa 1680 Hidden Content , Viana do Castelo, Portugal
    mtDNA - H20. Maria Josefa de Almeida, b. circa 1750 Hidden Content , Porto, Portugal

Global25 PCA West Eurasia dataset Hidden Content
    Hidden Content

[1] "distance%=1.7726"

Ruderico

Celtiberian,77.6
    Roman_Imperial_proxy,13.6
    Guanche,8.8

Registered Users
    Sex
    Nationality
    Portuguese
    Y-DNA
    R1b L21
    mtDNA
    L1b1a12a

Quote Originally Posted by Endovelicus View Post
    Já pedi o kit do 23andMe. Deverá chegar na próxima semana. Em Agosto decerto terei resultados.
    Boa! Vê lá é se os resultados chegam a tempo da inscrição na Liga NOS 2019/20

Registered Users
    Sex
    Nationality
    Portuguese
    Y-DNA
    R1b L21
    mtDNA
    L1b1a12a

Estive ontem a ver o Portugal-Itália do Hóquei em Patins.
    A mesma história de sempre: sofrer até ao fim! Felizmente tivemos a sorte que quase sempre nos falta e ganhámos nos penalties. Agora é preciso que os Castelhanos sofram uma Aljubarrota nas meias-finais contra nós.

2 apontamentos: o pavilhão lá em Barcelona estava às moscas...e até parece que meteram toda a gente nas bancadas centrais para não parecer tão mal...

- eu confesso a minha total ignorância na classificação antropométrica, mas a Selecção de Hóquei seria um bom exemplo para calar muito pessoal no AP.
    Eu recordo-me que já houve threads em que se focou o hóquei português para aferir a classificação antropométrica dos Portugueses nativos como um contraponto ao futebol que em todos os países da Europa Ocidental está praticamente constituído por minorias étnicas.

Moderator
    Sex
    Ethnicity
    Romanised Paesuri
    Nationality
    Portuguese
    Y-DNA
    E-Y168273
    mtDNA
    H20 (H20c?)

O Cita do paper do Damgaard 137 ancient human genomes from across the Eurasian steppes, que foi listado como sendo E-M123* (E-Y31991), afinal é do meu haplogrupo. Está a parecer que a minha linhagem paterna chegou cá à península com os Alanos, ou talvez com um grupo de Sármatas/Citas que fizeram parte das legiões Romanas por estas bandas (talvez Lugo, Leon ou Astorga?) em vez de ter sobrevivido desde o Neolítico ou Idade do Bronze. Não tem grande importância, porque é apenas uma linha em n milhões que todos temos de há 1500 anos, mas não deixa de ser porreiro
    Last edited by Ruderico; 07-16-2019 at 02:19 PM.
    YDNA - E-Y31991>PF4428>E-Y134097>E-Y168273 (probably Scythian-Sarmatian). Domingos Rodrigues, b. circa 1680 Hidden Content , Viana do Castelo, Portugal
    mtDNA - H20. Maria Josefa de Almeida, b. circa 1750 Hidden Content , Porto, Portugal

Hidden Content

[1] "distance%=1.7726"

Ruderico

Celtiberian,77.6
    Guanche,8.8

5. The Following 4 Users Say Thank You to Ruderico For This Useful Post:

Endovelicus (07-16-2019),  RCO (07-15-2019),  rxavierflima (07-15-2019),  Shadogowah (07-16-2019)

Registered Users
    Sex
    Ethnicity
    Rio de Janeiro Colonial
    Nationality
    Brazilian
    Y-DNA
    J1a1 FGC6064+ M365+
    mtDNA
    H1ao1

Suebi Kingdom Portugal 1143 Portugal 1485 Portugal Order of Christ Brazilian Empire Brazil
    A linha masculina é a mais especial e única com reprodução exclusiva de homens ao longo de milhares de anos. Trabalhamos com hipóteses, mas parece que a influência iraniana no Norte de Portugal foi bastante estratégica. No meu caso o nosso próximo grupo de combinações (matches) também é com as atuais populações iranianas. Provavelmente os Alanos formavam importante parte junto com os Suevos e trouxeram muitas ideias e força na base da formação do Ocidente Ibérico. Sobreviver na fronteira portuguesa e se expandir não foi tarefa fácil nos anos da Reconquista.
    J1 FGC5987 to FGC6175 (188 new SNPs)
    MDKAs before Colonial Brazil
    Y-DNA - Milhazes, Barcelos, Minho, Portugal.
    mtDNA - Ilha Terceira, Azores, Portugal

Registered Users
    Sex
    Nationality
    Portuguese
    Y-DNA
    R1b >> U106 >> DF94
    mtDNA
    K1a3a

Portugal
    Quote Originally Posted by RCO View Post
    A linha masculina é a mais especial e única com reprodução exclusiva de homens ao longo de milhares de anos. Trabalhamos com hipóteses, mas parece que a influência iraniana no Norte de Portugal foi bastante estratégica. No meu caso o nosso próximo grupo de combinações (matches) também é com as atuais populações iranianas. Provavelmente os Alanos formavam importante parte junto com os Suevos e trouxeram muitas ideias e força na base da formação do Ocidente Ibérico. Sobreviver na fronteira portuguesa e se expandir não foi tarefa fácil nos anos da Reconquista.
    Não me parece que Alanos e Suevos tivessem grande coisa em comum e/ou tivesse havido misturas. Para além da origem distinta, fixaram-se em zonas diferentes da península ibérica. Os poucos Alanos que não seguiram com os Vândalos para o Norte de África foram depois e derrotados pelos visigodos.

Registered Users
    Sex
    Nationality
    Portuguese
    Y-DNA
    R1b >> U106 >> DF94
    mtDNA
    K1a3a

Portugal
    Seria engraçado como novela genética se a tua linhagem tivesse chegado a Portugal com os Alanos, depois saído para o Norte de África e, mais tarde, regressado com os almorávidas ou os almóadas

Registered Users
    Sex
    Ethnicity
    Rio de Janeiro Colonial
    Nationality
    Brazilian
    Y-DNA
    J1a1 FGC6064+ M365+
    mtDNA
    H1ao1

Suebi Kingdom Portugal 1143 Portugal 1485 Portugal Order of Christ Brazilian Empire Brazil
    Os únicos elementos que podemos estimar para calcular o passado são as combinações e frequências estatísticas. Penso que as linhagens com grande expansão ao redor do ano 1000, as que possuem múltiplos ramos exclusivamente portugueses datados daquele período, são as que estavam bem inseridas na fronteira portuguesa e do lado cristão. Cada grupo étnico tende a ter ramificações dentro do seu campo social, tipo os árabes combinam com árabes, judeus com judeus, bascos com bascos, catalães com catalães, castelhanos com castelhanos, e nós com os portugueses e alguns galegos. Se uma linhagem apresenta fortes ramificações com expansões por volta do ano 1000, antes ou depois, muito provavelmente estava inserida na sociedade cristã e posteriormente portuguesa, ainda mais porque era um tempo de guerras, fomes, pestes, perseguições. O mesmo aconteceu no Brasil Colonial, infelizmente massacramos os ameríndios e africanos e quanto maior o estatuto de uma família, maior era a capacidade de crescimento e sobrevivência com recursos nas fronteiras brasileiras. No mais só saberíamos com máquinas do tempo porque foram muitas gerações sem nenhuma documentação, fora a genealogia genética !
    J1 FGC5987 to FGC6175 (188 new SNPs)
    MDKAs before Colonial Brazil
    Y-DNA - Milhazes, Barcelos, Minho, Portugal.
    mtDNA - Ilha Terceira, Azores, Portugal

Moderator
    Sex
    Ethnicity
    Romanised Paesuri
    Nationality
    Portuguese
    Y-DNA
    E-Y168273
    mtDNA
    H20 (H20c?)

O problema é que sabe-se muito pouco sobre o período pós-Romano, pelo menos até aos últimos 100 anos antes da invasão moura, no ocidente da península em especial na metade norte da orla atlântica. Tenho um livro do prof. José Mattoso sobre a história de Portugal antes da fundação e realmente eles não dedicam muito espaço a essa época, não por não quererem, mas porque não há fontes ou grandes achados arqueológicos. Eu também nunca dei grande importância aos grupos iranianos em Portugal, parecem quase mitológicos em comparação com os mais palpáveis Godos (por exemplo o mito do brasão de Coimbra, que tanto quanto sei não tem base historiográfica), mas que cá estiveram disso não há grandes dúvidas

É engraçado que nenhum de nós parece ter um haplogrupo que cá estivesse antes da queda do império Romano

Quando ao "A linha masculina é a mais especial e única com reprodução exclusiva de homens ao longo de milhares de anos" é subjectivo, pode-se dizer o mesmo do mtDNA, mas a verdade é apenas uma de milhares de linhas que todos nós temos. Eu não lhe dou particular importância, para mim é uma mera curiosidade
    Last edited by Ruderico; 07-16-2019 at 09:52 AM.

Hidden Content

[1] "distance%=1.7726"

Ruderico

Celtiberian,77.6
    Guanche,8.8

Junior Member
    Sex

O cromossoma y para mim não é uma mera curiosidade é uma pessoa aparte que existe em nós, nós não nos sabemos reproduzir é ele que nos carrega ás costas, assim como o mtDNA ,que é o ADN duma bactéria que entrou em nós há muitos milhares de anos e continua a reproduzir-se autonomamente embora cá dentro,é a operária da energia, sem ela também não somos pessoa nenhuma.
    Uma nota sem importância: Na zona centro do país há muitas crianças que nascem com uma mancha azul nas costas característica da genética mongol, pensa-se que terá vindo nos Alanos.

Page 17 of 18 FirstFirst ... 715161718 LastLast