Page 1 of 2 12 LastLast
Results 1 to 10 of 12

Thread: Herança Norte Africana

Registered Users
    Sex
    Omitted
    Ethnicity
    Celtic and Semitic
    Nationality
    Portuguese
    Y-DNA
    R1b-P312
    mtDNA
    W6a

Herança Norte Africana

Boas, fiz vários testes na GedMatch, baseado no raw data do 23andme e reparei que 20% dos resultados são de origem norte africana. Alguém também tem estes resultados? A maior parte do resto é do tradicional R1b-P311

2. The Following User Says Thank You to Kratos For This Useful Post:

galon07 (06-04-2018)

Registered Users
    Sex
    Ethnicity
    Rio de Janeiro Colonial
    Nationality
    Brazilian
    Y-DNA
    J1a1 FGC6064+ M365+
    mtDNA
    H1ao1

Portugal 1143 Portugal 1485 Portugal Order of Christ Brazil
    20% dos resultados são de origem norte africana
    Bem acima de qualquer resultado português/brasileiro que eu tenha visto. Algum antepassado relativamente próximo de lá ?
    J1 FGC5987 to FGC6175 (188 new SNPs)
    MDKAs before Colonial Brazil
    Y-DNA - Milhazes, Barcelos, Minho, Portugal.
    mtDNA - Ilha Terceira, Azores, Portugal

Registered Users
    Sex
    Omitted
    Ethnicity
    Celtic and Semitic
    Nationality
    Portuguese
    Y-DNA
    R1b-P312
    mtDNA
    W6a

Quote Originally Posted by RCO View Post
    Bem acima de qualquer resultado português/brasileiro que eu tenha visto. Algum antepassado relativamente próximo de lá ?
    Que eu saiba não. Mas a minha família materna e paterna contam histórias de alguma ascendência judaica, mas nunca vi provas disso. Eu sei que muitos portugueses têm algum DNA semítico, quer seja berber, árabe ou judeu, mas de acordo com o Oracle do Gedmatch, 25% do que sou é norte africano, o que é acima do normal para um português. E usei outros sites que aceitam o 23andme raw data...dá basicamente os mesmos resultados.

Registered Users
    Sex
    Ethnicity
    Rio de Janeiro Colonial
    Nationality
    Brazilian
    Y-DNA
    J1a1 FGC6064+ M365+
    mtDNA
    H1ao1

Portugal 1143 Portugal 1485 Portugal Order of Christ Brazil
    Quais as regiões de origem da sua genealogia ?
    J1 FGC5987 to FGC6175 (188 new SNPs)
    MDKAs before Colonial Brazil
    Y-DNA - Milhazes, Barcelos, Minho, Portugal.
    mtDNA - Ilha Terceira, Azores, Portugal

Registered Users
    Sex
    Omitted
    Ethnicity
    Celtic and Semitic
    Nationality
    Portuguese
    Y-DNA
    R1b-P312
    mtDNA
    W6a

Quote Originally Posted by RCO View Post
    Quais as regiões de origem da sua genealogia ?
    Da parte do meu pai, Trás-os-Montes. Como eram pobres e camponeses, nunca tiveram grandes assimilações com alguém de fora. Por isso mais de 50% celta (R1-P312) faz sentido. Da parte da minha mãe, penso que a maioria é do Centro do pais e também de Lisboa. São mais urbanos e com mais posses, por isso podem ter tido mais assimilação.

Registered Users
    Sex
    Ethnicity
    Western Meseta Iberian
    Nationality
    Portuguese
    Y-DNA
    E-Y31991 > PF4428
    mtDNA
    H20

Portugal 1143 Portugal 1485 Portugal Order of Christ
    Não faças a ligação de R-P312 com Celtas, está errada, esse haplogroupo é muito antigo e existe desde há uns 4500 anos. Pode haver diferenças locais/regionais que não sejam conhecidas e que não tenham nada que ver com teres antepassados de Lisboa. Aliás, a haver esse processo de mistura urbana recente provavelmente irias tender para algures no resto da Europa em vez do Norte de África ou algo assim do género
    Last edited by Ruderico; 05-27-2018 at 11:44 AM.
    G25 Hidden Content and Hidden Content distances
    Hidden Content
    Hidden Content
    Hidden Content

DEIBABOR
    IGO
    DEIBOBOR
    VISSAIEIGO
    BOR

Registered Users
    Sex
    Omitted
    Ethnicity
    Celtic and Semitic
    Nationality
    Portuguese
    Y-DNA
    R1b-P312
    mtDNA
    W6a

Quote Originally Posted by Ruderico View Post
    Não faças a ligação de R-P312 com Celtas, está errada, esse haplogroupo é muito antigo e existe desde há uns 4500 anos. Pode haver diferenças locais/regionais que não sejam conhecidas e que não tenham nada que ver com teres antepassados de Lisboa. Aliás, a haver esse processo de mistura urbana recente provavelmente irias tender para algures no resto da Europa em vez do Norte de África ou algo assim do género
    Não sou um grande entendedor de genética ainda, mas pelo o que li parece que a maioria está de acordo com o P312 estar em grande presença em populações de cultura celta. Claro que os Celtiberos, por exemplo, devem ter um subclade abaixo do P312, mas os meus resultados pararam ai.

Não entendo o outro comentário bem, mas parece que queres dizer que alguém mais "moderno" possa ter vindo da Europa e ter trazido herança Norte Africana. Talvez. Não tenho conhecimento de alguém com nome estrangeiro no seio familiar que possa ter ascendência norte africana. Tenho mais a teoria pré-Inquisição do que pós-Marquês de Pombal.

Registered Users
    Sex
    Ethnicity
    Western Meseta Iberian
    Nationality
    Portuguese
    Y-DNA
    E-Y31991 > PF4428
    mtDNA
    H20

Quote Originally Posted by Kratos View Post
    Não sou um grande entendedor de genética ainda, mas pelo o que li parece que a maioria está de acordo com o P312 estar em grande presença em populações de cultura celta. Claro que os Celtiberos, por exemplo, devem ter um subclade abaixo do P312, mas os meus resultados pararam ai.

Não entendo o outro comentário bem, mas parece que queres dizer que alguém mais "moderno" possa ter vindo da Europa e ter trazido herança Norte Africana. Talvez. Não tenho conhecimento de alguém com nome estrangeiro no seio familiar que possa ter ascendência norte africana. Tenho mais a teoria pré-Inquisição do que pós-Marquês de Pombal.
    O TMRCA de R-P312 é de 4500 anos, está no período da cultura campaniforme e portanto muito anterior aos celtas, independentemente do que tenhas lido pessoas comentar. Há muito a mania de ligar tudo a celtas, mas essa cultura foi essencialmente da idade do ferro e muito tardia para muitos dos ramos abaixo de P312 (P311 então nem se fala). DF27 é um dos ramos que muito provavelmente não era celta tendo em conta a sua distribuição geográfica. Existiram outros povos no ocidente para além/antes deles, os próprios lusitanos por exemplo, mas os celtas foram quem dominaram as armas de ferro primeiro por estas bandas e acabaram por controlar o território. Muitos povos foram celtizados provavelmente sem necessitarem de grandes mudanças populacionais (Galaicos)

A segunda parte é que o teu resultado pode não ter que ver com mistura em zona urbana (Lisboa) porque os estrangeiros que aí andavam eram essencialmente outros europeus, não mouros. Provavelmente o teu resultado é produto de variação pessoal e/ou regional. Há irlandeses que se queixam de ter resultados estranhos mas isso é porque as populações irlandesas usadas no modelo não eram da sua zona - ou seja, existe variação regional não detectada pelas amostras usadas de base. Quanto a judeus, convém lembrar que os seus números sempre foram muito baixos comparativamente com a população nacional, até baixos comparados com mouros que sobraram da reconquista. Acho que tenho um livro do prof Mattoso que fala disso, amanhã tento encontrar.

Com isto dito, muito provavelmente o teu resultado não deve ser muito diferente de outros Portugueses, já toda a gente sabe que existe influência norte africana na península ibérica, especialmente no ocidente (inclusive na Galiza), parte dele pode até ser anterior à idade média, mas isso no futuro se saberá ao certo - continuo convicto que sim. Não percas sono com isso
    Last edited by Ruderico; 05-28-2018 at 12:33 AM.
    Hidden Content
    Hidden Content
    Hidden Content

DEIBABOR
    IGO
    DEIBOBOR
    VISSAIEIGO
    BOR

Registered Users
    Sex
    Omitted
    Ethnicity
    Celtic and Semitic
    Nationality
    Portuguese
    Y-DNA
    R1b-P312
    mtDNA
    W6a

Quote Originally Posted by Ruderico View Post
    O TMRCA de R-P312 é de 4500 anos, está no período da cultura campaniforme e portanto muito anterior aos celtas, independentemente do que tenhas lido pessoas comentar. Há muito a mania de ligar tudo a celtas, mas essa cultura foi essencialmente da idade do ferro e muito tardia para muitos dos ramos abaixo de P312 (P311 então nem se fala). DF27 é um dos ramos que muito provavelmente não era celta tendo em conta a sua distribuição geográfica. Existiram outros povos no ocidente para além/antes deles, os próprios lusitanos por exemplo, mas os celtas foram quem dominaram as armas de ferro primeiro por estas bandas e acabaram por controlar o território. Muitos povos foram celtizados provavelmente sem necessitarem de grandes mudanças populacionais (Galaicos)

A segunda parte é que o teu resultado pode não ter que ver com mistura em zona urbana (Lisboa) porque os estrangeiros que aí andavam eram essencialmente outros europeus, não mouros. Provavelmente o teu resultado é produto de variação pessoal e/ou regional. Há irlandeses que se queixam de ter resultados estranhos mas isso é porque as populações irlandesas usadas no modelo não eram da sua zona - ou seja, existe variação regional não detectada pelas amostras usadas de base. Quanto a judeus, convém lembrar que os seus números sempre foram muito baixos comparativamente com a população nacional, até baixos comparados com mouros que sobraram da reconquista. Acho que tenho um livro do prof Mattoso que fala disso, amanhã tento encontrar.

Com isto dito, muito provavelmente o teu resultado não deve ser muito diferente de outros Portugueses, já toda a gente sabe que existe influência norte africana na península ibérica, especialmente no ocidente (inclusive na Galiza), parte dele pode até ser anterior à idade média, mas isso no futuro se saberá ao certo - continuo convicto que sim. Não percas sono com isso
    Existe algum teste que possa dizer, por exemplo, a existência de um link concreto com populações históricas? Tenho interesse em saber se descendo de celtas ou dos tais indo-europeus pré-celtas. Segundo toda a informação que anda por aí, não duvido que a tenha com certeza "sangue" celta, mas estou preparado para estar errado. Como também para saber mais sobre este resultado norte-africano. Não perco sono, mas gosto de ter informação o mais correcta possível. Obrigado

Registered Users
    Sex
    Ethnicity
    Western Meseta Iberian
    Nationality
    Portuguese
    Y-DNA
    E-Y31991 > PF4428
    mtDNA
    H20

Tens de fazer um teste mais profundo ao yDNA e procurar amostras antigas que tenham o mesmo que tu (ou ligeiramente anterior) que possa ser identificado com algum grupo em particular..mas a maior parte dos celtas etc não tinham um único yDNA. De qualquer maneira, tu tens antepassados celtas, lusitanos, nao-IE, mouros, germânicos etc. Todos temos. Toda a Europa (e mundo) é uma mistura de n povos diferentes, muitos dos quais nem sequer sabemos que língua falavam. O yDNA apenas te mostra uma das milhares de linhas ancestrais que tens, mas não define absolutamente nada sobre ti ou as tuas origens - és Português como qualquer outro de nós. Pessoalmente acho estranho querermos fazer uma ligação a povos e culturas que desapareceram há milhares de anos (eu sei que é muito comum), seríamos completos estranhos para eles mesmo que genericamente fossemos quase iguais
    Hidden Content
    Hidden Content
    Hidden Content

DEIBABOR
    IGO
    DEIBOBOR
    VISSAIEIGO
    BOR

12. The Following User Says Thank You to Ruderico For This Useful Post:

Michalis Moriopoulos (06-04-2018)

Page 1 of 2 12 LastLast