Page 2 of 2 FirstFirst 12
Results 11 to 12 of 12

Thread: Herança Norte Africana

Registered Users
    Sex
    Omitted
    Ethnicity
    Celtic and Semitic
    Nationality
    Portuguese
    Y-DNA
    R1b-P312
    mtDNA
    W6a

Quote Originally Posted by Ruderico View Post
    Tens de fazer um teste mais profundo ao yDNA e procurar amostras antigas que tenham o mesmo que tu (ou ligeiramente anterior) que possa ser identificado com algum grupo em particular..mas a maior parte dos celtas etc não tinham um único yDNA. De qualquer maneira, tu tens antepassados celtas, lusitanos, nao-IE, mouros, germânicos etc. Todos temos. Toda a Europa (e mundo) é uma mistura de n povos diferentes, muitos dos quais nem sequer sabemos que língua falavam. O yDNA apenas te mostra uma das milhares de linhas ancestrais que tens, mas não define absolutamente nada sobre ti ou as tuas origens - és Português como qualquer outro de nós. Pessoalmente acho estranho querermos fazer uma ligação a povos e culturas que desapareceram há milhares de anos (eu sei que é muito comum), seríamos completos estranhos para eles mesmo que genericamente fossemos quase iguais
    Sim, concordo na parte de sermos português. Não duvido que a maior parte da minha família está cá desde a formação total do território. Mais de 750 anos são suficiente para termos uma cultura própria e independente. No fundo, somos mais Portugueses, que romanos ou celtas. Mas, como tudo, a nossa evolução faz-se de um progresso quer genético, quer cultural. Por isso a minha questão na genética. Para saber mais do que somos. A História diz-nos o resto.

2. The Following User Says Thank You to Kratos For This Useful Post:

galon07 (06-04-2018)

Registered Users
    Sex
    Nationality
    Brazilian
    Y-DNA
    I-M223 > I-Z2059

Brazil Canada Italy Veneto Galicia Star of David Netherlands
    Eu particularmente considero interessante as possibilidades que o DNA traz de conhecermos mais de uma história ainda mais antiga, de explorarmos nossas raízes de maneira mais profunda e não apenas superficial (no sentido de encontrarmos apenas aquilo que já sabemos, como o fato de sermos 'portugueses' ou 'brasileiros', o que já não é segredo a ninguém). Sou fascinado por história antiga e por isso acho interessante a perspectiva de saber (ou ao menos ter uma ideia de) por onde meus antepassados 'passaram' e, dentro do possível, quem eram.

Sobre seu percentual norte-africano, realmente é considerável, mas imagino que as possibilidades já tenham sido abordadas pelos colegas. Meu percentual NA é bem menor, mas também acho curioso (embora não saiba muito sobre de onde venha). No FTDNA consta 11%, enquanto que o MyHeritage traz 18,1% (sendo 16,4% judeu sefaradita e 1,7% norte-africano).
    Y-DNA: I2a2 > I2a2a (M223) > Y4450 > CTS616 > Y3721 > Y3670 > L1229 > Z2069 > Z2059 - Sabino Mathozo, b. abt 1880 (Paranaguá, Brazil)
    Y-DNA (mother's paternal): R-M269 > U152 > Z36 > BY1328 > A7992 - Napoleon Maximiliano Galon, b. abt 1870 (Northern Italy, Lombardy)

FT autosomal: 62% European [29% West and Central Europe; 19% SE Europe; 14% Iberia] / 12% New World [9% N and C America; 3% S America] / 11% Middle Eastern [N Africa] / 9% African [W Africa]

4. The Following User Says Thank You to galon07 For This Useful Post:

Defski (07-09-2019)

Page 2 of 2 FirstFirst 12