Page 8 of 8 FirstFirst ... 678
Results 71 to 72 of 72

Thread: Haplogrupos do Povo Português

Moderator
    Sex
    Ethnicity
    Portuguese highlander
    Y-DNA (P)
    E-Y31991>Y168273
    mtDNA (M)
    H20

Asturias Portugal 1143 Portugal 1485 Portugal Order of Christ
    Quote Originally Posted by Endovelicus View Post
    Pena eles não terem especificado, diga-se terem indicado o subclade, do meu mtDNA.

Outro aspecto que gostaria de saber é relativamente a entrada do meu Y-DNA na Ibéria. Se foi num período mais antigo, no decurso das migrações no Neolítico, ou mais tardiamente durante a expansão celta, visto o meu haplogrupo existir em razoáveis percentagens na região dos Alpes.
    Acho que só vais saber isso ao certo quando o teu haplogrupo específico for encontrado numa altura temporal indicada. Isso pode nunca acontecer
    Eu nem ligo aos marcadores uniparentais porque não dizem virtualmente nada sobre as nossas origens, é apenas uma de milhentas linhas que temos. Para além disso o cromossoma Y deve ter uns 20k SNPs (e se calhar a maioria nem importa) enquanto que o genoma humano inteiro deve ter uns 5 milhões ou assim, é residual
    YDNA - E-Y31991>PF4428>Y134104>Y168273 Domingos Rodrigues, b. circa 1690 Hidden Content , Viana do Castelo, Portugal
    mtDNA - H20. Maria Josefa de Almeida, b. circa 1750 Hidden Content , Porto, Portugal

Hidden Content
    Global25 PCA West Eurasia dataset Hidden Content

[1] "distance%=1.6157"
    Ruderico

Iberia_IA,55.2
    Gaelic,26.2
    ITA_Rome_Imperial,8.8
    North_African,8.6
    Levant_Roman,1.2

2. The Following User Says Thank You to Ruderico For This Useful Post:

Endovelicus (10-03-2019)

Registered Users
    Sex
    Ethnicity
    Rio de Janeiro Colonial
    Nationality
    Brazilian
    Y-DNA (P)
    J1a1 FGC6064+ M365+
    mtDNA (M)
    H1ao1

Suebi Kingdom Portugal 1143 Portugal 1485 Portugal Order of Christ Brazilian Empire Brazil
    Genetic: I tested recently and my Y-DNA is apparently J2a1. Is it common? According to my research, it seems to be an Eastern Mediterranean haplogroup, not very common in Portugal. But I'm not an expert. What do you guys think?
    konian lusitanum: pode me dizer alguma coisa acerca do haplogroupo j-cts5368 se e originario em portugueses ?
    Em ambos os casos é necessário testar detalhadamente os polimorfismos - SNPs e verificar os seus subgrupos mais recentes, com idade estimada nos últimos séculos e no último milênio, para verificar a presença destes nas populações portuguesas. Penso que somente com o Big Y ou FGC é possível reconstruir todo seu itinerário genealógico até a contemporaneidade. Pelo que observamos há muitos grupos especificamente portugueses localizados no último milênio. Os SNPs positivos e os negativos são importantes para entendermos quais os seus ramos.
    J1 FGC5987 to FGC6175 (188 new SNPs)
    MDKAs before Colonial Brazil
    Y-DNA - Milhazes, Barcelos, Minho, Portugal.
    mtDNA - Ilha Terceira, Azores, Portugal

Page 8 of 8 FirstFirst ... 678