Page 2 of 2 FirstFirst 12
Results 11 to 19 of 19

Thread: Surpresas com testes genéticos

Registered Users
    Sex
    Ethnicity
    Rio de Janeiro Colonial
    Nationality
    Brazilian
    Y-DNA
    J1a1 FGC6064+ M365+
    mtDNA
    H1ao1

Portugal 1143 Portugal 1485 Portugal Order of Christ Brazil
    Um mapa curioso. A mesma estrutura pode ser reconhecida na distribuição de vários haplogrupos com cortes longitudinais.

Quote Originally Posted by Pereira View Post
    J1 FGC5987 to FGC6175 (188 new SNPs)
    MDKAs before Colonial Brazil
    Y-DNA - Milhazes, Barcelos, Minho, Portugal.
    mtDNA - Ilha Terceira, Azores, Portugal

Registered Users
    Sex
    Ethnicity
    Portuguese
    Y-DNA
    R1b DF27
    mtDNA
    H5a2

Portugal
    Quote Originally Posted by Pereira View Post
    Ainda nom está publicado, e nom sei bem se chegará a publicar-se pelas mais que prováveis pressons políticas. Que uns cientistas demonstrem que nom existe um povo espanhol na península ibérica senom várias povoaçons com ancestros diferentes, é algo que as estruturas do estado espanhol nom podem tolerar e trataram de censurar todo o possível. Lembrai que no estado espanhol há vários processos de liberaçom nacional em marcha que tentaram afogar pela violência.

Pelo que toca a Galegos e Portugueses nunca deixamos de ser o mesmo povo e falar a mesma língua, para além de variaçons regionais exploradas por castelhanos e espanhois como meio de nos manter divididos e fracos.

Esse é o gráfico do trabalho, nom tenho mais informaçom dele:

Attachment 5256
    Obrigado Pereira, é um mapa fascinante a mostrar bem que a península se reparte de Oeste para Leste em faixas que correm de Norte para Sul. Será que refletem o povoamento à medida que a Reconquista avançava? Ou refletem realidades mais antigas? De qualquer forma acho que deviam ter incluido Portugal no estudo. Apesar de todas as diferenças entres os povos peninsulares, a Península Ibérica é um todo do ponto de vista genético, incluindo os Bascos.

A respeito de Galegos e Portugueses, concordo plenamente. Somos o mesmo povo e falamos a mesma língua apesar de politicamente separados há mais de 1000 anos. Isso só mostra até que ponto são profundos os laços de identidade cultural e linguística que nos unem.

Junior Member
    Sex

Quote Originally Posted by Lugus View Post
    A Península Ibérica é um todo do ponto de vista genético, incluindo os Bascos.
    Nom há uma identidade genética ibérica homogénea frente a outras populaçons europeias. Por exemplo, os catalans estám mais perto dos ocitanos do que doutras populaçons ibéricas. Idem para galego-portugueses ou bascos, cujas semelhanças som maiores com populaçons nom ibéricas. Isto vê-se muito claramente para os cromosomas Y, mas também no Eurogenes K15 e K36 a Galiza aparece mais North_Sea e menos atlântica do que bascos ou andaluzes, o que a aproxima de povoaçons mais ao norte da península ibérica.

Se fazemos análise AMOVA de microsatellites de cromosomas Y, apartir de www.yhrd.org :

Byq9cWXIUAAf7Ij.jpg
    Last edited by Pereira; 07-22-2015 at 10:57 PM.

4. The Following User Says Thank You to Pereira For This Useful Post:

Lugus (07-23-2015)

Registered Users
    Sex
    Nationality
    Brazilian
    Y-DNA
    I-M223 > I-Z2059

Brazil Canada Italy Veneto Galicia Star of David Netherlands
    Olá a todos!
    Sei que o tópico é 'antigo', mas, retomando o tema, também fiquei surpreso com algumas particularidades dos resultados dos testes que fiz pelo FTDNA e agora com o dna.land e os admixtures no Gedmatch. Especificamente, me surpreendi um pouco com os 10% África no autosomal, pelo fato de que não sei de nenhum antepassado recente com origem africana (embora, nesse caso, não seja de se espantar de todo, já que muitos brasileiros certamente têm antepassados africanos, ainda que distantes ou em proporção menor ou maior). O que mais me surpreendeu, no entanto, foram os 8% de "Finlândia/Norte da Sibéria". Lendo um pouco sobre, encontrei comentários sobre o fato de que isso seria parte do elemento "nativo americano", o qual não é de todo identificado pelo FTDNA. Mas comparando com outros brasileiros, não vi este mesmo resultado. Inclusive aqui no fórum, de um rapaz com porcentagem "nativo americano" parecida com a minha, mas 0% deste cluster "Finlândia". Posteriormente, colocando os dados no Eurogenes K36 (e outros), praticamente o mesmo resultado (porcentagem parecida em "Fennoscandian").
    Infelizmente não disponho de muita informação genealógica sobre minha família (tanto paterna quanto materna), coisa que só comecei a pesquisar mais a fundo recentemente. Mas achei o resultado bastante curioso.

6. The Following User Says Thank You to galon07 For This Useful Post:

RCO (07-14-2016)

Registered Users
    Sex
    Ethnicity
    Rio de Janeiro Colonial
    Nationality
    Brazilian
    Y-DNA
    J1a1 FGC6064+ M365+
    mtDNA
    H1ao1

Portugal 1143 Portugal 1485 Portugal Order of Christ Brazil
    Seja bem-vindo ! Você fez o Family Finder e quais testes para o Y e o mitocondrial na FTDNA ? Muitas vezes as misturas ocorreram há várias gerações.
    J1 FGC5987 to FGC6175 (188 new SNPs)
    MDKAs before Colonial Brazil
    Y-DNA - Milhazes, Barcelos, Minho, Portugal.
    mtDNA - Ilha Terceira, Azores, Portugal

8. The Following 2 Users Say Thank You to RCO For This Useful Post:

AJL (07-20-2016),  galon07 (07-14-2016)

Registered Users
    Sex
    Nationality
    Brazilian
    Y-DNA
    I-M223 > I-Z2059

Obrigado!
    Fiz o Family Finder e o mais 'básico' do Y (acho que Y-12). Iria fazer o mtDNA e um mais avançado do Y, mas com a alta do dólar ficou mais complicado. Vou ter que esperar um pouco mais agora.

Administrator
    Sex
    Ethnicity
    Mixed Euro/Near East
    Nationality
    Canadian
    Y-DNA
    R1a-YP4516/YP4807*
    mtDNA
    H11a2a3

Canada Franco-Manitoban European Union Ottoman Empire Russia Imperial United States Grand Union
    Quote Originally Posted by galon07 View Post
    Lendo um pouco sobre, encontrei comentários sobre o fato de que isso seria parte do elemento "nativo americano", o qual não é de todo identificado pelo FTDNA. Mas comparando com outros brasileiros, não vi este mesmo resultado. Inclusive aqui no fórum, de um rapaz com porcentagem "nativo americano" parecida com a minha, mas 0% deste cluster "Finlândia". Posteriormente, colocando os dados no Eurogenes K36 (e outros), praticamente o mesmo resultado (porcentagem parecida em "Fennoscandian").
    Sem dúvidas vocé sabera do que o mais complicado a sua combinação genética, o mais probable que sera uma colisão, é dizer uma leitura falsa, entre os "elementos" genéticos nos oracles. Muitas veces a "Finlandia" indíca um medio entre Europa + America.

Si não tem matches vindo da Finlandia, o melhor caminho é pensar da Finlandia como uma terra representando uma tal colisão. Assim, muitos brasileiros, sendo complicados geneticamente, mostram "Finlandia." Existe tambem esta situação para os Norteamericanos com um ou dois ancestres nativo-americanos no 18o século.

Por favor, perdoam-me a minha gramática: o meu espanhol e o meu frances são muito melhores do que o meu português.

Hidden Content
    Hidden Content
    Hidden Content

Other ancestral Y lines:

E1b-M81 Ukraine (Ashkenazi)
    E1b-V13 England
    I1-M253 Ireland
    I2-M423 Ukraine
    R1a-L176.1 Scotland
    R1b-L584 Syria/Turkey (Sephardi)
    R1b-L20 Ireland
    R1b-L21 (1)England; (2)Wales?>Connecticut
    R1b-L48 England
    R1b-P312 Scotland
    R1b-FGC32576 Ireland

Other ancestral mtDNA lines:

H1b2a Ukraine (Ashkenazi)
    H6a1a3 Ukraine
    K1a9 Belarus (Ashkenazi)
    K1c2 Ireland
    V7a Ukraine

11. The Following User Says Thank You to AJL For This Useful Post:

galon07 (07-20-2016)

Registered Users
    Sex
    Nationality
    Brazilian
    Y-DNA
    I-M223 > I-Z2059

Sim, a princípio imagino que seja isto. Mas no caso realmente não sei se não tenho ancestrais de origem finlandesa ou próxima. Infelizmente é bastante difícil (e caro) buscar informações genealógicas no Brasil, especialmente devido a registros precários ou mesmo à falta de registros. O mais distante que conheço sobre meus ancestrais é minha trisavó materna, e tudo que sei sobre ela é seu nome e o fato de que veio da Europa sozinha e grávida de meu bisavô, que já nasceu aqui no Brasil. Procurei registros desta vinda dela, inclusive contratando serviços de profissionais, mas esses registros simplesmente não existem!
    Quanto aos matches, há pessoas de vários lugares, mas realmente não aparece nenhum da Finlândia. Eu penso que a explicação mais provável seja esta que você descreveu.

Seu português é bom, não se preocupe! Eu pude entendê-lo perfeitamente.

13. The Following User Says Thank You to galon07 For This Useful Post:

AJL (07-20-2016)

Administrator
    Sex
    Ethnicity
    Mixed Euro/Near East
    Nationality
    Canadian
    Y-DNA
    R1a-YP4516/YP4807*
    mtDNA
    H11a2a3

Canada Franco-Manitoban European Union Ottoman Empire Russia Imperial United States Grand Union
    Obrigado! E boa sorte com as investigações.

Hidden Content
    Hidden Content
    Hidden Content

Other ancestral Y lines:

E1b-M81 Ukraine (Ashkenazi)
    E1b-V13 England
    I1-M253 Ireland
    I2-M423 Ukraine
    R1a-L176.1 Scotland
    R1b-L584 Syria/Turkey (Sephardi)
    R1b-L20 Ireland
    R1b-L21 (1)England; (2)Wales?>Connecticut