Page 1 of 2 12 LastLast
Results 1 to 10 of 12

Thread: África do Norte. 600 anos da Jornada de Ceuta - 1415.

Registered Users
    Sex
    Ethnicity
    Rio de Janeiro Colonial
    Nationality
    Brazilian
    Y-DNA
    J1a1 FGC6064+ M365+
    mtDNA
    H1ao1

Portugal 1143 Portugal 1485 Portugal Order of Christ Brazil

África do Norte. 600 anos da Jornada de Ceuta - 1415.

No dia 25 de Julho de 1415, dia de São Tiago, partiu a Armada para a conquista de Ceuta, no Norte da África. Estima-se que incluía cerca de 200 navios e 20.000 homens. Durante décadas e séculos duras disputas ocorreram no Marrocos. O Império Marítimo de Portugal começava e ao longo do tempo atingiria muitas regiões da África, Brasil, Ásia, Índia, China até o Japão.

As conexões entre a África do Norte e a Península Ibérica são muito antigas. A influência genética Berbere é visível com o haplogrupo E-M81 presente em mais de 5% da população ibérica masculina.
    http://www.yfull.com/tree/E-M81/
    2100 anos apenas para a expansão deste interessante marcador !

Histórias de Portugal e Marrocos
    https://historiasdeportugalemarrocos.wordpress.com/

As tapeçarias de Pastrana: uma iconografia da guerra
    http://repositorio.ul.pt/bitstream/1...l137065_tm.pdf

Imagens da conquista de Arzila e de Tanger em 1471.
    J1 FGC5987 to FGC6175 (188 new SNPs)
    MDKAs before Colonial Brazil
    Y-DNA - Milhazes, Barcelos, Minho, Portugal.
    mtDNA - Ilha Terceira, Azores, Portugal

2. The Following 4 Users Say Thank You to RCO For This Useful Post:

dp (07-31-2015),  Jean M (07-28-2015),  Lugus (07-30-2015),  Piquerobi (07-28-2015)

Registered Users
    Sex
    Ethnicity
    Portuguese
    Y-DNA
    R1b DF27
    mtDNA
    H5a2

Portugal
    Quote Originally Posted by RCO View Post
    No dia 25 de Julho de 1415, dia de São Tiago, partiu a Armada para a conquista de Ceuta, no Norte da África. Estima-se que incluía cerca de 200 navios e 20.000 homens. Durante décadas e séculos duras disputas ocorreram no Marrocos. O Império Marítimo de Portugal começava e ao longo do tempo atingiria muitas regiões da África, Brasil, Ásia, Índia, China até o Japão.

As conexões entre a África do Norte e a Península Ibérica são muito antigas. A influência genética Berbere é visível com o haplogrupo E-M81 presente em mais de 5% da população ibérica masculina.
    http://www.yfull.com/tree/E-M81/
    2100 anos apenas para a expansão deste interessante marcador !

Histórias de Portugal e Marrocos
    https://historiasdeportugalemarrocos.wordpress.com/

As tapeçarias de Pastrana: uma iconografia da guerra
    http://repositorio.ul.pt/bitstream/1...l137065_tm.pdf

Imagens da conquista de Arzila e de Tanger em 1471.
    As conquistas no Norte de África foram feitas ainda como continuação da Reconquista, já que essa região tinha feito parte da Hispania do ponto de vista administrativo a partir das reformas de Diocleciano e foi bizantina até à conquista muçulmana. No entanto não há dúvida que abriram uma nova era de expansão ultramarina, apesar de retrospetivamente essas conquistas terem sido um fiasco e de nos terem custado bem caro. É curioso que Ceuta continua a ser espanhola e com brasão de armas português.

A respeito da influência berbere na Península Ibérica, consegue-se saber em que época ou épocas se introduziram esses haplogrupos? (estou a pensar também no U6 mitocondrial). No teste do 23andme só fiquei com 0.2% MENA, o que me surpreendeu depois de todos os artigos que se publicaram a respeito da influência genética do Norte de África em Portugal e do nosso suposto "sangue árabe", como desde miúdo ouvi dizer. A mim pessoalmente interessa-me mais conhecer melhor os povos que habitavam a Península antes da chegada dos Romanos e averiguar até que ponto nós hoje somos geneticamente relacionados com eles.
    Last edited by Lugus; 07-30-2015 at 06:19 PM.

Registered Users
    Sex
    Nationality
    Portuguese
    Y-DNA
    R1b-P312
    mtDNA
    J1c1

Portugal 1143 Portugal 1485 Portugal Order of Christ
    Quote Originally Posted by Lugus View Post
    A respeito da influência berbere na Península Ibérica, consegue-se saber em que época ou épocas se introduziram esses haplogrupos? (estou a pensar também no U6 mitocondrial). No teste do 23andme só fiquei com 0.2% MENA, o que me surpreendeu depois de todos os artigos que se publicaram a respeito da influência genética do Norte de África em Portugal e do nosso suposto "sangue árabe", como desde miúdo ouvi dizer. A mim pessoalmente interessa-me mais conhecer melhor os povos que habitavam a Península antes da chegada dos Romanos e averiguar até que ponto nós hoje somos geneticamente relacionados com eles.
    Isso é porque o Ancestry Composition do 23andme não é o mais fiável, ou seriamos todos nós também meio ingleses e italianos seguindo essa lógica uma vez que todos os portugueses que vi têm essas percentagens também. Uma forma um pouco melhor de ver isso é correr alguns testes presentes no Gedmatch do Eurogenes e Dodecad e compararmo-nos com a sample de portugueses existente nesses projectos. Em todo o caso, e sabendo que todos os portugueses têm uma percentagem (pequena) de NA, a pergunta é: de onde vem? Dúvido que os mouros tenham alterado toda a população existente na altura. Sendo também que o ponto alto de E-M81 na península Ibérica é no noroeste e não no sul, diria que a sua origem está por explicar e não tem a ver com mouros.

Registered Users
    Sex
    Ethnicity
    Rio de Janeiro Colonial
    Nationality
    Brazilian
    Y-DNA
    J1a1 FGC6064+ M365+
    mtDNA
    H1ao1

Portugal 1143 Portugal 1485 Portugal Order of Christ Brazil
    Toda população é formada por diferentes camadas históricas. Também podemos tentar entender a lógica de povoamento e a decifrar pelo sequenciamento completo do Y e do mt. Quando e como os diferentes haplogrupos e polimorfismos (SNPs) entraram na etnogênese de uma população ? Houve algum tipo de movimento bastante antigo relacionando o haplogrupo mitocondrial H e H1 entre a Península Ibérica e a África do Norte. Acredito que ainda não temos pesquisas detalhadas com técnicas de sequenciamento completo em populações arcaicas como a das Ilhas Canárias, por exemplo. Na árvore YFull já começamos a entender o tempo de formação e de migração de alguns dos mais importantes haplogrupos e polimorfismos portugueses, o que é um cálculo razoável de quando ocorreram grandes migrações e novas entradas no Ocidente Ibérico. O trabalho e a compreensão estão apenas no começo. Sem falar das pesquisas genéticas arqueológicas ainda pouco pesquisadas em Portugal.

Registered Users
    Sex
    Ethnicity
    Portuguese
    Y-DNA
    R1b DF27
    mtDNA
    H5a2

Portugal
    O problema é o pequeno número de sequências feitas a portugueses (a situação no Brasil deve ser semelhante) devido ao elevado preço dos testes, o que torna difícil comparar resultados. Como não vivo em Portugal há dezenas de anos, não fui atingido pela crise. Já fiz a sequência completa do Mtdna, que me deu um resultado estranho: combinações a um marcador de distância na Europa Central e de Leste. É claro que fiquei com mais perguntas do que respostas. No que respeita a Ydna, encomendei há pouco o Big Y e estou à espera dos resultados, que concerteza serão mais previsíveis. Julgo que o DF27 terá sido o haplogrupo predominante das tribos célticas da Península Ibérica, incluindo os Lusitanos (fossem eles célticos ou pré-célticos). Tenho pois razões para acreditar que juntamente com metade dos Portugueses sou diretamente descendente dos Lusitanos ou então dos Galaicos, o que não é assim tão óbvio como pareceria a alguns dos nossos historiadores.

7. The Following User Says Thank You to Lugus For This Useful Post:

RCO (08-01-2015)

Registered Users
    Sex
    Ethnicity
    Portuguese
    Y-DNA
    R1b DF27
    mtDNA
    H5a2

Portugal
    Quote Originally Posted by Gil Vicente View Post
    Isso é porque o Ancestry Composition do 23andme não é o mais fiável, ou seriamos todos nós também meio ingleses e italianos seguindo essa lógica uma vez que todos os portugueses que vi têm essas percentagens também. Uma forma um pouco melhor de ver isso é correr alguns testes presentes no Gedmatch do Eurogenes e Dodecad e compararmo-nos com a sample de portugueses existente nesses projectos. Em todo o caso, e sabendo que todos os portugueses têm uma percentagem (pequena) de NA, a pergunta é: de onde vem? Dúvido que os mouros tenham alterado toda a população existente na altura. Sendo também que o ponto alto de E-M81 na península Ibérica é no noroeste e não no sul, diria que a sua origem está por explicar e não tem a ver com mouros.
    Gil, onde é que posso comparar com resultados de outros portugueses? Acho que em geral os testes autosomais e os oráculos deixam muito a desejar, sobretudo para nós com todas as misturas antigas que temos. Talvez para americanos e brasileiros façam mais sentido pois têm misturas recentes de populações modernas.

Registered Users
    Sex
    Nationality
    Portuguese
    Y-DNA
    R1b-P312
    mtDNA
    J1c1

Tenho pois razões para acreditar que juntamente com metade dos Portugueses sou diretamente descendente dos Lusitanos ou então dos Galaicos, o que não é assim tão óbvio como pareceria a alguns dos nossos historiadores.
    Isso depende de onde a tua família é. A reconquista também torna tudo mais complicado devido a repovoações no sul do país. Os Galaicos eram de acima do Douro e os Lusitanos eram das Beiras. Em todo os caso é difícil associa-los a um haplogrupo.
    Resumindo, é extremamente difícil responder a essa tua pergunta.

https://upload.wikimedia.org/wikiped...ia_200_BCE.PNG

Já agora, também gostava de ver se sou DF27. Dificilmente serei apenas P312, mas isso foi o que o 23andme me deu.

Registered Users
    Sex
    Nationality
    Portuguese
    Y-DNA
    R1b-P312
    mtDNA
    J1c1

Gil, onde é que posso comparar com resultados de outros portugueses? Acho que em geral os testes autosomais e os oráculos deixam muito a desejar, sobretudo para nós com todas as misturas antigas que temos. Talvez para americanos e brasileiros façam mais sentido pois têm misturas recentes de populações modernas.
    Á falta de melhor, o que se pode fazer é invites a outros portugueses no 23andme e comparar posições no Global similarity (em principio será sempre na mesma zona), e além disso comparar os teus resultados de testes com a média fornecida. Por exemplo,

dodecad k12b:
    https://docs.google.com/spreadsheets...s9M/edit#gid=0

eurogenes k15
    https://docs.google.com/spreadsheets...gid=1872836177

11. The Following 2 Users Say Thank You to Gil Vicente For This Useful Post:

Lugus (08-01-2015),  RCO (08-01-2015)

Registered Users
    Sex
    Ethnicity
    Portuguese
    Y-DNA
    R1b DF27
    mtDNA
    H5a2

Portugal
    Quote Originally Posted by Gil Vicente View Post
    Isso depende de onde a tua família é. A reconquista também torna tudo mais complicado devido a repovoações no sul do país. Os Galaicos eram de acima do Douro e os Lusitanos eram das Beiras. Em todo os caso é difícil associa-los a um haplogrupo.
    Resumindo, é extremamente difícil responder a essa tua pergunta.

https://upload.wikimedia.org/wikiped...ia_200_BCE.PNG

Já agora, também gostava de ver se sou DF27. Dificilmente serei apenas P312, mas isso foi o que o 23andme me deu.
    Provavelmente também és DF27, mas há sempre uma pequena possibilidade de seres U152 ou L21. Faz o teste ao SNP do DF27 na Ftdna, acho que custa 40$. Tens a certeza que és P312? Eu não me entendo com o método de referência da 23andme, só vou por SNPs.

A minha família paterna é do Ribatejo, o que não significa nada. A ocupação muçulmana embaralhou tudo a sul do Douro e sobretudo a população do centro do País pode ter vindo de qualquer lado. Ao contrário dos galaicos, os lusitanos desapareceram de cena ou quase depois da conquista romana. Portugal nasce da antiga Galiza e não da Lusitânia, da qual se deixa de ouvir falar depois da invasão muçulmana.

Registered Users
    Sex
    Nationality
    Portuguese
    Y-DNA
    R1b-P312
    mtDNA
    J1c1

Provavelmente também és DF27, mas há sempre uma pequena possibilidade de seres U152 ou L21. Faz o teste ao SNP do DF27 na Ftdna, acho que custa 40$. Tens a certeza que és P312? Eu não me entendo com o método de referência da 23andme, só vou por SNPs.

A minha família paterna é do Ribatejo, o que não significa nada. A ocupação muçulmana embaralhou tudo a sul do Douro e sobretudo a população do centro do País pode ter vindo de qualquer lado. Ao contrário dos galaicos, os lusitanos desapareceram de cena ou quase depois da conquista romana. Portugal nasce da antiga Galiza e não da Lusitânia, da qual se deixa de ouvir falar depois da invasão muçulmana.
    Penso que sim. Na altura quando pesquisei pela subclade no google foi o que obtive. Segundo o 23andme sou R1b1b2a1a2.
    Como posso ver pelo SNP? Quais são os que devo pesquisar na raw data?

Quanto aos Lusitanos não creio que tenham desaparecido. Tal como os outros foram romanizados. Ou pelo menos nunca li que tivessem desaparecido.

Page 1 of 2 12 LastLast